09/01/2018
A segurança da internet é uma questão mais importante do que nunca. Muitas das novidades de 2017, como o ataque do vírus WannaCry, mostraram que este assunto não se tornou tão sério como deveria ao nível do negócio. Mas ao nível do usuário, as coisas também não parecem ter melhorado em relação ao ano passado.
Se, em 2016, as senhas mais invadidas nos levaram às cores, em 2017, 123456 e a senha ainda são as duas das mais utilizadas globalmente e as duas mais inseguras que podem ser. Porque além de serem facilmente adivinhadas, qualquer algoritmo ou programa poderia em "quebrar" a segurança de uma senha assim quase que instantaneamente.
O SplashData é responsável por desenvolver esta lista e, de acordo com seus dados, nestes 365 dias, sete das senhas mais populares permanecem as mesmas. Existem novos candidatos, como "letmein" ("deixe-me entrar"), 123456789 (que por algum motivo não foi usado tanto quanto suas outras variantes mais curtas) e "iloveyou" ("Eu te amo", traduzido). Outras senhas que estão se sobressaindo são "qwerty", "futebol" ou "starwars".
Esta lista, que atinge os 25 mais utilizados nos EUA e na Europa mostra que a segurança é algo que começa com si mesmo e que, por mais que o Facebook, o Google, a Apple ou a Microsoft se envolvam nela, a responsabilidade máxima depende do usuário.
O indicado é sempre criar senhas fortes que podem ser lembradas várias vezes a fim de evitar a pirataria e a perda de informações importantes.
54 3221.1221 Veja no mapa
Rua Ernesto Alves, 2675 - Bairro São Pelegrino
Caxias do Sul - RS - 95020-360