Página Inicial

A importância da informática no ambiente escolar

07/12/2017

Até recentemente, as habilidades básicas que somos ensinados na escola nos deram um fundamento adequado para nos levar a uma grande parte da vida diária. Se você pudesse ler, você poderia aprender e seguir as instruções. Se você pudesse fazer matemática, você poderia gerenciar suas finanças ou ter um negócio bem-sucedido. Se você pudesse escrever, você poderia se comunicar com clareza e defender por si mesmo ou por outros. Mas, o mundo está mudando tão rápido que esses elementos fundamentais da educação já não são suficientes.

Num momento em que os computadores controlam cada aspecto de nossas vidas cotidianas - tanto no trabalho como em casa - as lições que ensinamos aos alunos devem se adaptar para onde o mundo está indo, e não onde foi. Por isso, a educação informática deve fazer parte de todos os currículos básicos, desde a escola primária até a faculdade. Mas, ensinar a computação de todos os alunos exigirá uma grande mudança de mente, principalmente entre os educadores, que ainda não aprenderam o assunto.

Uma recente pesquisa Gallup descobriu que 91 por cento dos pais querem que seus filhos estudem ciência da computação. No entanto, apenas uma em cada quatro escolas ensina programação de computadores. Então, como paramos de falar sobre a necessidade de educação em ciência da computação e realmente começamos a ensinar o assunto?

Primeiramente é preciso mostrar aos educadores sobre a importância da computação em geral e como ela não pode mais ser apenas o domínio de geeks, meninos ou aqueles que querem crescer para ser engenheiros de software. Hoje, a linha entre trabalhos de colarinho branco e colarinho azul está desaparecendo rapidamente. As ferramentas tradicionalmente associadas ao trabalho de fábrica, por exemplo, estão evoluindo rapidamente de máquinas controladas manualmente para dispositivos habilitados para computador. Profissionais em todas as indústrias obterão o maior sucesso quando compreenderem não apenas a função de trabalho, mas também a tecnologia agora necessária para realizá-la.

Ao introduzir a computação desde uma idade jovem e através do currículo básico da faculdade, os alunos recebem uma maneira universalmente aplicável de pensar criticamente e analisar a informação. A computação tem que ser uma habilidade fundamental que aprendemos em estudantes desde os primeiros dias na sala de aula e que transportamos para o nível da faculdade para afetar a preparação dos estudantes para carreiras.

As próximas gerações - que não conhecerão um mundo sem dispositivos digitais conectados - devem estar no banco do motorista quando se trata de tecnologia, não indiferentemente desconhecendo a ciência da computação por trás disso.

Fonte Fox News

54 3221.1221     Veja no mapa

Rua Ernesto Alves, 2675  -  Bairro São Pelegrino
Caxias do Sul  -  RS  -  95020-360

Conheça a JDB Utilitários Facebook
Digital Feeling - Estúdio de Criação
WCM3 Agência Web - Criação e Desenvolvimento de Web Sites