Topo
Carregando

Blog

Agosto teve uma tentativa de fraude a cada 2,9 segundos, aponta Serasa Experian

13 de novembro de 2023
Agosto teve uma tentativa de fraude a cada 2,9 segundos, aponta Serasa Experian

Em agosto, o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelou o maior número do ano registrado, com 924.017 investidas criminosas, que foram malsucedidas graças às tecnologias de prevenção e autenticação. A frequência mensal foi de uma ocorrência a cada 2,9 segundos, também o menor tempo de 2023 até agora.

"O aumento das tentativas de fraude no Brasil se deve a uma combinação de fatores, incluindo o crescimento das atividades online, o avanço tecnológico dos criminosos, motivação financeira e falta de conhecimento dos consumidores. À medida que mais transações ocorrem digitalmente, os criminosos exploram oportunidades, tornam-se mais sofisticados e buscam lucro financeiro. Para combater esse aumento, é essencial que pessoas e empresas adotem medidas de autenticação e prevenção a golpes, contando com a tecnologia para identificação dos fraudadores", avalia o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Os dados mostraram que o setor favorito dos criminosos continuou sendo o de "Bancos e Cartões" (52,0%), que concentra a maior parte das investidas desde o início do ano. Em segundo lugar ficou "Serviços'" (27,0%), "Financeiras" (16,7%), "Varejo" (3,0%) e "Telefonia" (1,3%).

Em relação à idade dos consumidores-alvo, do total de tentativas de fraude, 35,8% foram sofridas por pessoas entre 36 e 50 anos.

Sul e Sudeste na mira dos fraudadores

As Unidades Federativas (UFs) das regiões Sul e Sudeste foram as que mais concentraram tentativas de fraude em agosto de 2023, conforme o ranking: São Paulo (266.407), Rio de Janeiro (88.732), Minas Gerais (80.670), Paraná (67.801), Rio Grande do Sul (57.678) e Santa Catarina (44.944). A maior variação mensal foi registrada no Rio Grande do Norte, em Alagoas, Sergipe e no Espírito Santo (18,2%).

Tentativas a cada milhão de habitantes

O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian também trouxe o recorte de ocorrências a cada um milhão de habitantes, que ficou em 4.270 na média nacional. As UFs com mais tentativas nesta visão, em agosto, foram: Distrito Federal (7.077), Santa Catarina (5.984), Paraná (5.767), Mato Grosso (5.735) e São Paulo (5.625). Veja o detalhamento na tabela a seguir:

"Fraudômetro": contagem de tentativas de fraude em tempo real

Para acompanhar a estimativa de ocorrências fraudulentas em tempo real, a Serasa Experian dispõe do "Fraudômetro", a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude do país. Disponível em http://www.fraudometro.com.br, o dispositivo contempla uma projeção do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia desde janeiro de 2023 até o momento atual; e considera verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral. Até agora, segundo a Datatech, a estimativa é que já tenham ocorrido quase 8 milhões de tentativas de fraudes no país em 2023.

Fonte TIinside

Voltar